×

Prefeitura de Jequié promove Felisquié Itinerante e mobiliza estudantes do Colégio Estadual de Jequié

28/7 Prefeitura de Jequié promove Felisquié Itinerante e mobiliza estudantes do Colégio Estadual de Jequié

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e a comissão organizadora da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié, a Felisquié, promoveu, na manhã desta sexta-feira, 25, o formato itinerante do projeto, que aconteceu no Colégio Estadual de Jequié, contemplando os estudantes e professores da unidade.

A programação, que também celebrou o Dia do Escritor, contou com uma série de atividades culturais e educativas, iniciando com a apresentação do Núcleo Cidade Sol do NEOJIBA, que emocionou a todos. A manhã também foi marcada pela palestra do escritor e secretário de Cultura e Turismo de Jequié, Domingos Ailton, que compartilhou com os alunos e professores a trajetória da Felisquié e as expectativas para a edição deste ano do festival, que acontece de 21 a 23 de outubro e terá como tema "As relações culturais entre italianos e baianos", que abordará a contribuição dos imigrantes italianos na formação de Jequié e prestará homenagens a figuras ilustres de origem italiana que marcaram a história cultural da cidade.

Durante as atividades, o público teve a oportunidade de acompanhar os professores Valter Marcelo e José Vitor, que compartilharam um rico conteúdo sobre a contribuição dos imigrantes italianos para o desenvolvimento de Jequié. Usando imagens históricas de mapas e fotografias antigas, o professor Valter destacou o surgimento da Casa Confiança, o primeiro estabelecimento comercial da cidade, fundada pelos italianos José Rotandano e José Niella, além da organização da primeira feira livre, na área que hoje é a Praça Luiz Viana. Já o professor José Vitor tratou a história de como Santo Antônio de Pádua foi escolhido padroeiro de Jequié, fato que agradou tanto a comunidade local quantos os imigrantes.

O evento também contou com performance do Grupo SemTeias, formado por alunas do colégio, que apresentaram uma coreografia inspirada no canto e na labuta das lavadeiras, um espetáculo de dança que relembrou a resistência e o trabalho feminino no contexto histórico do município. No espaço literário, os professores e escritores Adriana Abreu, Ailana Freitas, Mileide Machado e Osvaldo Braga compartilharam suas experiências de criação literária, incentivando os jovens presentes a se dedicarem à escrita e à expressão cultural.

Contador de Cliques


Deixe um comentário:



Captcha