Junior Mascote

JOAQUIM CAÍRES PROPÕE ESTUDO VISANDO TRANSFORMAR A REGIÃO DE FLORESTAL EM ÁREA DE ECOTURISMO

10/8 JOAQUIM CAÍRES PROPÕE ESTUDO VISANDO TRANSFORMAR A REGIÃO DE FLORESTAL EM ÁREA DE ECOTURISMO

A realização de um estudo de viabilidade econômica com o objetivo de transformar a região de Florestal numa importante área de Ecoturismo voltou a ser solicitada pelo vereador Joaquim Caíres (Requerimento 62/2020), para que a ausência de políticas públicas de incentivo à produção vem atrofiando a região, que é uma das mais ricas do Município.

“Para tentar reverter a atual situação de desolação de produtores e trabalhadores rurais, recomendamos a realização de um amplo estudo macro regional, a fim de viabilizar a instalação de empreendimentos do segmento do ECOTURISMO, um dos mais promissores do Estado”, enfatiza o vereador.

Segundo Joaquim Caíres, esses empreendimentos podem ser feitos pelos próprios produtores rurais, isoladamente ou em sistema de parceria, como forma de diversificar a economia local. Coloca que a região de Florestal é detentora de belezas e riquezas naturais; de infraestrutura para a implantação de Hotéis Fazendas, por exemplo; bem como é possuidora de uma excelente localização, estando a poucos quilômetros de três importantes Rodovias Federais: BRs 101, 116 e 330.

“O extraordinário potencial de toda extensão da Região de Florestal – aguadas, morros, trilhas, atividades do campo, pode ser aproveitado para a promoção de atividades capazes de gerar centenas de empregos, em curto prazo, desde que sejam implementadas políticas públicas voltadas para o setor do Turismo Rural”, observa.

Para o vereador Joaquim Caíres, tais medidas são de suma importância também pelo seu caráter preservacionista, haja vista que os projetos do Ecoturismo são desenvolvidos em conformidade com atitude que visem à manutenção das reservas naturais. Deste modo, abrem-se muitas oportunidades de negócios. Além de hotéis fazendas, promoção de eventos rurais, pode-se realizar ainda atividades de educação ecológica, notadamente voltada para o público infanto-juvenil.

“Esses estudos de viabilidade econômica de projetos da área do Turismo Ecológico são oportunos e pedem certa urgência, já que existe grande interesse do Governo Estadual e da União com vistas à expansão do setor como alternativa de emprego e renda”, conclui. Fonte: CMVJ.

Contador de Cliques



Deixe um comentário:



Captcha


TV Mascote