Junior Mascote

Emanuel Campos Silva – Tinho – receberá Comenda em reconhecimento a sua atuação no esporte de Jequié

08/10 Emanuel Campos Silva – Tinho – receberá Comenda em reconhecimento a sua atuação no esporte de Jequié

Em reconhecimento a contribuição dada ao esporte, em especial ao futebol feminino, e em função do grande alcance social do projeto, o fundador e comandante do Jequié Esporte Clube, vereador e presidente da Câmara Municipal de Jequié, Emanuel Campos Silva – Tinho – receberá a Comenda Walter Gomes de Santana – Cidade de Jequié, honraria concedida a personalidade que se destaca na área esportiva. O Decreto Legislativo (Nº 20), de iniciativa do vereador Ramon Fernandes, foi aprovada por unanimidade.

Perfil

Nascido no município de Jequié, em 04 de outubro de 1985, Emanuel Campos Silva, conhecido carinhosamente como Tinho, é filho de Iraci Ramos Figueiredo Campos e Waldeck Santos Silva (In Memoria). Graduado em Educação Física, bacharelando em Administração Pública, o homenageado tem uma grande ligação com a juventude. Ainda bastante jovem, atuou como professor do ProJovem Adolescente (2008-2012), do ProJovem Trabalhador (2009), e do ProJovem Urbano (2009 -2011). Antes disso, teve atuação destacada como militante do movimento estudantil no Colégio Polivalente (2004). Estudou ainda no Colégio Modelo (2009 -2011) e no Régis Pacheco (2012).

Se despontou com liderança comunitária nas URBIS III e IV, sendo presidente da Associação de Moradores no período de 2008 a 2010. Como resultado de seu trabalho em defesa de políticas públicas voltadas para a juventude e zelo para causa popular, logo foi convidado a participar da vida política como candidato a vereador.

Foi eleito vereador em 2013 e reeleito nas duas eleições seguintes (2013-2024), exerceu funções como presidente da Comissão de Juventude e de Meio Ambiente (2013-2016) e é presidente da Câmara Municipal pelo terceiro mandato consecutivo (2017-2022).

Além de fundar, presidir e ser o treinador do Jequié Esporte Clube, time de futebol feminino da cidade, Tinho se notabiliza pelo apoio dado a inúmeras equipes da sede e zona rural atuando como grande incentivador a prática esportiva, assegurando a dezenas de jovens a oportunidade de atuarem nas quadras e nos campos em competições locais, regionais, estaduais e nacionais, com excelentes resultados, elevando o nome da cidade aos diversos cantos e recantos do Brasil.

FUTSAL

Em 29 de setembro de 2011, fundou o JEC – Jequié Esporte Clube - iniciando suas atividades disputando o Campeonato Baiano de Futsal Feminino Sub-17, conseguindo inúmeras conquistas em competições no estado da Bahia, em cidades como: Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna, Itapetinga, Brumado, Santo Antônio de Jesus e Jequié. Além das competições oficiais, organizadas pela Federação Bahiana de Futsal, o JEC participou de eventos nacionais promovidos pela Confederação Brasileira de Futsal. Em 2012, o time disputou a 1.ª Divisão do Campeonato Brasileiro de Seleções de Futsal Feminino Sub-15, em Igarassu, Pernambuco, e a 2.ª Divisão da Taça Brasil de Futsal Feminino Sub-17, em Teresina, Piauí. No ano seguinte, a 1.ª Divisão da Taça Brasil de Futsal Feminino Sub-17 em Timon, Maranhão e a Divisão Especial da Taça Brasil de Futsal Feminino Sub-15, na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Em 2015 foi a vez da Taça Nordeste de Futsal Feminino, em João Pessoa/Paraíba e em 2017, ocorreu a participação inédita na Copa do Brasil de Futsal Feminino em Fortaleza, Ceará.

Títulos no Futsal

Campeonato Baiano Feminino Sub-15: 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015

Campeonato Baiano Feminino Sub-17: 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015

Campeonato Baiano Feminino Sub-20: 2013, 2014, 2015 e 2018

Campeonato Baiano Feminino Adulto Região Sudoeste: 2014, 2016 e 2018

Campeonato Baiano Feminino Adulto: 2018

Campanhas de Destaque no Futsal

Campeonato Baiano de Futsal Feminino: 1° lugar (2018) em Salvador, Bahia

Campeonato Baiano de Futsal Feminino: 3.º lugar (2014, 2015 e 2016)

Primeira Divisão da Taça Brasil de Futsal Feminino Sub-17: 3.º lugar (2013) em Teresina, Piauí

Taça Nordeste de Futsal Feminino: 3.º lugar (2015) em João Pessoa, Paraíba

Copa do Brasil de Futsal Feminino: 6.º lugar (2017) em Fortaleza, Ceará

FUT 7

Em 2019, em sua primeira participação no Futebol de 7, a equipe da Cidade Sol conquistou a Etapa Nordeste do Campeonato Brasileiro de Futebol 7 Feminino, principal competição da Liga Fut7, realizada em Salvador. Com o resultado, o time foi o representante do Nordeste do País na Superfinais na cidade de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, ficando em segundo lugar, mas a participação ficou marcada como histórica para o futebol feminino baiano.

FUTEBOL

Em 2017, a equipe do Jequié Esporte Clube, em parceria com a LDJ - Liga Desportiva de Jequié, foi a segunda colocada entre as 18 equipes participantes, vencendo as equipes do Juventude, Conquista, Catu, Feira de Santana e Flamengo de Feira, perdendo os dois jogos das finais para o Lusaca, que ficou com o título estadual.

Em 2018, em parceria com Associação Desportiva de Jequié (ADJ) a equipe representou a Bahia na Copa Nordeste de Futebol Feminino, cuja competição contou com 24 equipes dos nove estados da Região, sendo três da Bahia: Vitória, Lusaca e Jequié, esta última ficou na sexta colocação.

No mesmo ano a equipe comandada pelo técnico Tinho, ficou na terceira colocação do Campeonato Baiano de Futebol Feminino, com 5 vitorias, 38 gols marcados e 3 sofridos. A equipe, no entanto, perdeu na semifinal para o Vitória por 1 a 0, no Barradão, e ficou com a terceira colocação. Em 2019 com 6 vitorias, 41 gols feitos e 6 sofridos, a equipe Jequié ficou com a terceira colocação ao perder a semifinal para o Juventude de 4 a 2, sendo o Bahia o campeão nessa edição.

Em 2021, o time voltou aos treinos, após as medidas mais rígidas para conter a pandemia. Agora, a equipe do JEC vive nova fase, vestindo a camisa do Doce Mel e vem fazendo uma excelente campanha, estando na disputa pelo título com o Bahia, depois de eliminar o Vitória nas semifinais, conquistando, assim, vaga histórica e inédita no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino 2022 Série A3.

Por apoio ao Futebol, Futsal, Fut 7 e Handebol Feminino de Jequié; por fazer esporte de inclusão com mulheres, jovens e ao homem do campo ao longo dos últimos dez anos; por conseguir incentivar inúmeras jovens das comunidades periféricas da cidade federadas no Jequié Esporte Clube a ingressar em Faculdades, em especial na UESB – Universidade Estadual do Estado da Bahia, sendo homenageado pelo próprio colegiado de Educação Física da UESB, por levar o nome da cidade de Jequié para inéditas participações em competições oficiais a nível nacional no Futsal, Fut 7 e agora recentemente no Futebol de Campo, entende, o vereador Ramon Fernandes, como justa homenagem a outorga da Comenda Valter Gomes de Santana, por destaque na área esportiva, ao presidente do Jequié Esporte Clube, Emanuel Campos Silva (Tinho). Fonte: ASCOM.

Contador de Cliques



Deixe um comentário:



Captcha


Silvino Andrade de Moraes Sexta-Feira, 08/10 às 09:10
internautas: É uma aberração o que estes vereadores sem que fazer ficam a doar comendas desnecessárias ao Presidente da Câmara, popular Tinho. Ora se o que ele faz? é obrigação de um atuante vereador. e além disso! se beneficia. A cidade continua muito carente de novos projetos, enquanto ele brincam de doar comendas a bel prazer. O povo precisa observar em quem dá um voto, para que este vício de toma lá da cá, se acabe dentro desta câmara que não fiscaliza os trabalhos da Prefeitura, sempre puxando a sardinha para seus bolsos. É uma vergonha.