A saga dos judeus no Brasil: de Abraão aos dias atuais Capítulo 07

Depois do reinado de Saul, Davi, filho de Jessé, e descendente da Tribo de Judá, é escolhido para reinar sobre todo o Israel. Reinou durante 40 anos; o mesmo tempo do reinado do seu antecessor. A sua gestão foi marcada por muitas guerras e perseguições. Duas das grandes conquistas do seu governo foi a tomada de Jerusalém, que estava sob o domínio dos jebuseus, tornando-a depois a capital do reino unido de Israel, e a instalação da Arca da Aliança, a Arca do Concerto, em Jerusalém. Ele era um forte e destemido guerreiro; não obstante evidenciar traços de grandes fraquezas e debilidades como homem e como rei da nação escolhida. Três graves erros cometidos por ele são registrados no Livro de Samuel: um adultério, um homicídio e uma contagem (um recenseamento) em seu exército, este não autorizada por Deus. Por esses três gravíssimos erros sofreu severas punições e castigos pesados. Um dos seus mais terríveis inimigos foi o seu terceiro filho, Absalão, que comandou uma grande rebelião contra a sua própria casa; tendo depois um final trágico.
Davi era poeta, músico, compositor, bem como autor de muitos salmos relatados na Bíblia. Talvez, o mais conhecido deles, o salmo 23. Também consta na sua biografia, a derrota humilhante que impôs aos filisteus, vencendo-os, ao abater com uma pedra em uma funda o gigante Golias do exército inimigo; vitória atribuída ao Deus de Israel, pelo próprio Davi. Curiosidades. Você sabia que: 1 – A prática de se varrer a casa da porta da rua para a cozinha (tão comum entre as nossas batalhadoras donas de casa) é uma prática judaica, trazida pelos cristãos novos quando vieram para o Brasil, fugidos da inquisição, e que essa prática é uma reverência a mezuzá (um pequeno pergaminho contendo versículos bíblicos que os judeus colocam na entrada da casa)? 2- O costume de nunca se deixar o chinelo emborcado (porque é sinônimo de azar) é uma prática cabalística do judaísmo, e que nós a praticamos muito? 3 - O sobrenome Oliveira deriva da planta chamada oliveira, encontrada em abundância em Israel, e que os cristãos novos o usavam para lembrarem as suas origens judaicas e fugirem da perseguição do catolicismo romano? Olha a descendência de Abraão aí no Brasil, gente! PROFESSOR JORGE BARROSDeixe um comentário:
Notícias Católicas Caminhoneiro é preso por tentar subornar policial em rodovia estadualNotícias Católicas Brasileirão D | Jequié perde para o Juazeirense e mantem a freguesiaNotícias Católicas Hassan e Zé Cocá cobram da ANTT regras claras e prazo para nova licitação das BRs 324 e 116Notícias Católicas Com forte campanha promocional em São Paulo e Rio de Janeiro, Prefeitura de Jequié promove lançamento do São JoãoNotícias Católicas Helder da Agrorural solicita requalificação e instalação de grama sintética no campo do AgarrajãoNotícias Católicas Moana Meira cobra acessibilidade em cemitérios municipais