Em Jequié, dia de chuva radical, dia de caus

Hoje, 03/11/17

Em Jequié, dia de chuva radical, dia de caus



Por pouco não submergimos, ou por pouco não precisamos de canoas, barcos e jangadas para transitar pela Praça da Bandeira, pelo Viveiro, pelos arredores do Mercadão Vicente Grillo e por outras regiões planas. Bastaram algumas dezenas de minutos de chuva radical para o planejamento urbano de Jequié mostrar que precisa de uma urgente reordenação, que precisa de mudanças já! Jequié ainda é vítima de um planejamento de obras e saneamento (infraestrutura urbana) da metade do século passado e, portanto, obsoleto, ultrapassado, apesar do crescimento populacional e da constante ocupação desordenada do solo. Somado a estes dois fatores, para variar, a agressão ao meio ambiente patrocinada pelo bicho-homem, que sente um mórbido prazer em destruir tudo o que a natureza fez e faz de perfeito e belo: os rios, o ar atmosférico, o solo em seu estado puro, a vegetação etc. A chuva radical da tarde de quarta-feira, 01, é mais um sinal do dom da fúria da natureza, em resposta às agressões sofridas. Antes da chuva radical, dias de denso calor, dias de altas temperaturas. Depois da chuva radical, rastros de destruição: desabamentos, alagamentos, esgotos e caixas de água entupidos, ruas intransitáveis etc. Chegou a hora de trabalharmos na perspectiva do desenvolvimento sustentável e autossustentável, ou então continuaremos a ser vítimas dos nossos crimes ambientais. A fúria da natureza não perdoa, destrói, dilacera, mata. Para todos refletirem.



Professor Jorge Barros

Jorge Barros

Jorge Barros

Professor da UESB, poeta, ator e agitador cultural


Deixe um comentário:



Captcha


Eliomar Galvão Hoje, 03/11 às 22:11

Planejamento futuro não é encontrado no dicionario dos vagabundos "político" do nosso Brasil. Aqui em Feira de Santana é a mesma coisa. Não pode chover, é uma calamidade.
» Responder

Sites de Jequié

Jequié, a cidade Sol do Brasil, Está a 365 km de Salvador, no sudoeste da Bahia, situada entre a caatinga e a zona da mata. Importante referência regional. Banhada pelo rio Jequiezinho e o Rio de Contas.

A cidade de Jequié conta com serviços de criação de sites e sistemas para internet, a Solmaster tem um nome consolidado, com vários serviços realizados que lhe imprime uma credibilidade referenciada.

Entre alguns clientes de Sites em Jequié destacamos:

Giro Regional de Notícias Regionais, Jequié.net, portal de conteúdo, Hora de Notícias, Cifra Católica, Palco Católico de cadastro de bandas e cantos para missa, Reporter Católico onde você ouve o evangelho do dia, Revista mais Bahia com informações relevantes de municípios de toda a