Junior Mascote

Walmiral Marinho propõe criação da Ronda Ostensiva Municipal pela Guarda Municipal

18/6 Walmiral Marinho propõe criação da Ronda Ostensiva Municipal pela Guarda Municipal

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Jequié, proposta apresentada pelo vereador Walmiral Marinho (Requerimento Nº 124/21) em que solicita a criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), a ser instituída no âmbito da Guarda Municipal, a partir da formação de uma equipe especializada para situação de risco.

Esclarece o vereador que a ROMU tem o objetivo de intensificar a atuação e resguardar ainda mais a segurança da população e que o grupamento tem como foco o patrulhamento preventivo e planejado e a proteção dos espaços públicos, com atuação nos locais de maior incidência de criminalidade, como assaltos, furtos, uso e tráfico de entorpecentes.

Walmiral Marinho sugere que a primeira equipe deve ser formada por membros voluntários dentro do quadro efetivo de Guarda, devendo passar por treinamento tático, sob a orientação de profissionais devidamente credenciados. “A formação é teórica e operacional e inclui técnicas de abordagem, direção ostensiva, imobilização tática e Controle de Distúrbios Civis”, esclarece.

Ainda de acordo com o vereador, as ações da ROMU são realizadas em viaturas diferenciadas, com seus integrantes utilizando fardamento especifico para caracterizar o trabalho ostensivo. Em geral, nas viaturas padrão da GM, atuam dois guardas municipais, que solicitam apoio, se necessário. Na guarnição da ROMU, serão no mínimo três integrantes.

Na região, a experiência vem sendo praticada na cidade de Itagi. Fonte: ASCOM.

Contador de Cliques



Deixe um comentário:



Captcha