Secretário de Governo propõe o CEASA em Jequié

Quinta-Feira, 20/04/17

O município de Jequié possui grande potencial na área do agronegócio. Por estar inserido numa zona de transição climática, a diversificação da produção aponta para um cenário propício para novos investimentos no setor, que poderá mudar a face da economia regional. Entretanto, não basta produzir ou incentivar a produção sem que haja uma política de escoamento e comercialização da produção rural. Diante deste diagnóstico econômico e visando criar possibilidades que amplifiquem a produção agrícola da região de Jequié, o secretário de Governo, Jorge Galvão, foi a Brasília e esteve em audiência, nesta quarta-feira, 19, com o procurador geral da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Daniel Ivo Odon. A Conab é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e é considerada estratégica para o setor agrícola no Brasil e que tem como uma das metas o aumento substancial do número de produtores rurais atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos, (PAA), que faz a compra diretamente dos pequenos produtores rurais, incentivando ainda mais a cadeia produtiva na região. Durante o encontro, o secretário de Governo de Jequié, Jorge Galvão, apresentou a proposta de parceria entre o município e a CONAB, para implantação de um Centro de Abastecimento de Alimentos, o CEASA, em Jequié. Ficou acertado também que membros da Conab viriam em maio para uma visita técnica e levantamento de dados. Se a parceria for efetivada, quem sai ganhando são os produtores e comerciantes, pois isso criaria uma maior aproximação com o mercado, facilitaria operações financeiras e bancárias, melhoraria a qualidade do produto, abriria acesso a novas tecnologias e tendências de mercado e ampliaria a visibilidade dos pequenos produtores da zona rural de Jequié, abrindo-lhes novos mercados no estado. “Temos um grande potencial de produção agrícola e isso precisa ser melhor explorado. São pequenos produtores rurais que têm a experiência de se tornarem melhores naquilo que fazem. Vamos tentar ajudá-los! O município não pode perder as oportunidades que têm para voltar a ser o eixo de desenvolvimento da região. Estamos focados neste projeto. Juntamente com todos os secretários municipais, estamos indo em todas as frentes possíveis para alavancar Jequié de volta ao seu lugar de destaque.”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

Deixe um comentário:



Captcha


Urbano Gomes Domingo, 23/04 às 09:04

Parabenizo o secretário pela iniciativa, talvez assim encontremos solução para tanta dificuldade encontrada para se trabalhar a terra no município de Jequié. Não encontro uma grade aradora para aluguel.
» Responder

Vicente Nascimento Sábado, 22/04 às 15:04

O que necessitamos é um incremento na infraestrutura do lago da barragem, para torna-la mais produtiva, não temos estradas, assistência técnica aos produtores, falta até quem faça um projeto de irrigação, para que possamos ter acesso as recursos de bancos, precisamos de alguém que olhe para esse potencial adormecido.
» Responder

BALBINO TANAJURA Hoje, 21/04 às 18:04

INTERNAUTAS: Está certíssimo secretário de ir buscar empreendimentos para Jequié. Só tenho minhas desconfianças deste governo do Ruy, porque está trazendo muito poca coisa para Jequié. Parece que ficaram retados por não ganharem a política em nosso município. Existem várias obras do estado estagnadas em Jequié, a passos de tartaruga. Ou vão deixarem para inaugurar e enganar os tolos em época de eleição. Não estamos mais aguentando governos enganadores e ilusórios.
» Responder

ELEITOR REVOLTADO Quinta-Feira, 20/04 às 12:04

NÃO SENDO IGUAL A CONSTRUÇÃO DA PONTE QUE O EX. GOVERNADOR PROMETEU EM PALANQUE DE LIGAR O BAIRRO DO JEQUIÉZINHO AO DISTRITO INDUSTRIAL, QUE DEIXOU OS SEUS ELEITORES ILUDIDOS COM PROMESSAS E MENTIRAS!!!
» Responder

Carlos Coqueiro Quinta-Feira, 20/04 às 11:04

Estes bostéticos vão começar a prometer. Olho vivo povo de Jequié. Eleições vem aí. Nada de votar em bandidos do lava jato.
» Responder