Quanto tempo dura uma luta?

Hoje, 12/01/18



Quanto tempo dura uma luta? Esta pergunta é muito fácil de responder: Uma luta dura muito tempo. E, qualquer que seja o tempo, o coletivo (a sociedade) é responsável pelo mesmo; e pelas conquistas que só virão pela insistência, pela determinação e perseverança. O genial Charles Chaplin (o inesquecível Carlito) já dizia que a perseverança é o caminho do êxito, da conquista. É de praxe, em Jequié, lideranças sociais, entidades públicas e privadas, organizações sociais e políticos começarem uma campanha em defesa de um projeto que trará o desenvolvimento para o município, desistirem da luta em defesa do mesmo após os primeiros rounds. Independência não se ganha, conquista-se. A história tem mostrado que, em uma luta, seja ela qual for, desertores e covardes não sobem ao pódio e, por conseguinte, não recebem nenhuma medalha. E quem quiser que tome a sua carapuça. E por causa dos desertores e dos covardes que abandonaram e abandonam a luta, Jequié não tem um aeroporto que atenda demandas sociais de todos os seus munícipes, não tem uma universidade pública estadual (tem um campus universitário totalmente colonizado por Vitória da Conquista), não tem um Shopping Center, não tem uma rodoviária moderna e ampla, não tem salas de cinema, não tem um salão de convenções, não tem um parque industrial nos moldes dos parques de grandes cidades, não tem um comércio progressista e atraente no que tange a bom atendimento, preços e variedades, não tem espaços artísticos decentemente equipados para a prática das artes e da exibição de bons espetáculos etc. Eu continuo na luta, e você? Para os desertores e covardes, uma grande advertência de Bertolt Brecht: Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são os melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.

Professor Jorge Barros

Jorge Barros

Jorge Barros

Professor da UESB, poeta, ator e agitador cultural


Deixe um comentário:



Captcha


Sites de Jequié

Jequié, a cidade Sol do Brasil, Está a 365 km de Salvador, no sudoeste da Bahia, situada entre a caatinga e a zona da mata. Importante referência regional. Banhada pelo rio Jequiezinho e o Rio de Contas.

A cidade de Jequié conta com serviços de criação de sites e sistemas para internet, a Solmaster tem um nome consolidado, com vários serviços realizados que lhe imprime uma credibilidade referenciada.

Entre alguns clientes de Sites em Jequié destacamos:

Giro Regional de Notícias Regionais, Jequié.net, portal de conteúdo, Hora de Notícias, Cifra Católica, Palco Católico de cadastro de bandas e cantos para missa, Reporter Católico onde você ouve o evangelho do dia, Revista mais Bahia com informações relevantes de municípios de toda a