O aeroporto de Ilhéus-um dos símbolos de seu desenvolvimento socioeconômico, turístico e cultural - Parte II

Terça-Feira, 08/08/17



Em sua última visita a Jequié, o governador Rui Costa: inaugurou o Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital geral Prado Valadares; autorizou a execução da conclusão da UPA do Cansanção; anunciou a construção de outro espaço para o Colégio da Policia Militar; comprometeu-se em liberar recursos para obras de melhoria do Waldomirão, que sediará jogos da primeira divisão do campeonato baiano de futebol etc. Atos politicamente corretos não restam a menor dúvida. Mas Jequié, terra da esposa do próprio governador, só merece isso? Só precisa disso? Só faz jus a isso? Deve se contentar só com isso? Talvez o governador não se preocupou em prometer grandes bens porque os jequieenses e seus políticos, como sempre, não reivindicam grandes bens. Contentam-se com o pouco, com o mínimo. Nesta coluna citam-se alguns dos grandes bens que poderiam ser reivindicados: a completa restauração do Aeroporto Vicente Grillo, que voltará a ser um dos vetores da economia jequieense e que ampliará métodos de segurança, inclusive para o próprio governador e sua comitiva quando aqui vierem; a criação da Universidade Estadual do Rio das Contas (UNERC), ou a Universidade Estadual de Jequié e Região, se você preferir, porque o titulo é o que menos importa o que importa é a autonomia universitária; a ressurreição do Rio das Contas, que hoje jaz em sua própria correnteza e margens; a recuperação do espaço físico do Centro Industrial, que está num abandono de causar comiseração; a construção de uma rodoviária moderna e confortável, porque a atual está pra lá de decadente e envelhecida; incentivos e contrapartidas para a construção de um grande Shopping Center etc. E, como Shakespeare nunca deixou (e nunca deixará) de ser Shakespeare, ele adverte: Ser grande é defender e lutar por grandes causas. E, se você, jequieense, é adepto do espírito da pobreza, do subdesenvolvimento e da subserviência a Vitória da Conquista, é bom atentar para a advertência de Shakespeare, caso contrário você não verá o nascer de uma Nova Era. É hora de crescer, de tirar Jequié do estado de estagnação e do esquecimento latente. Elementar, meu caro jequieense!

Professor Jorge Barros.

Jorge Barros

Jorge Barros

Professor da UESB, poeta, ator e agitador cultural


Deixe um comentário:



Captcha


Sites de Jequié

Jequié, a cidade Sol do Brasil, Está a 365 km de Salvador, no sudoeste da Bahia, situada entre a caatinga e a zona da mata. Importante referência regional. Banhada pelo rio Jequiezinho e o Rio de Contas.

A cidade de Jequié conta com serviços de criação de sites e sistemas para internet, a Solmaster tem um nome consolidado, com vários serviços realizados que lhe imprime uma credibilidade referenciada.

Entre alguns clientes de Sites em Jequié destacamos:

Giro Regional de Notícias Regionais, Jequié.net, portal de conteúdo, Hora de Notícias, Cifra Católica, Palco Católico de cadastro de bandas e cantos para missa, Reporter Católico onde você ouve o evangelho do dia, Revista mais Bahia com informações relevantes de municípios de toda a