Jequié, o que comemorar pelos teus 120 anos de história e luta?

Segunda-Feira, 16/10/17

Jequié, o que comemorar pelos teus 120 anos de história e luta?

São 120 anos de história e luta. Mas o que comemorar Jequié, pelos teus 120 anos de história e luta se no passado já alcançaste o posto de terceira maior cidade do estado da Bahia, sendo superada somente por Salvador e Feira de Santana? O que comemorar se já foste apelidada de a Princesinha do Sertão Baiano, tal era a importância do teu desenvolvimento para o progresso da Bahia? O que comemorar se já tiveste um Aeroporto, o Aeroporto Vicente Grillo, que era um dos vetores do teu desenvolvimento econômico, social e cultural, mas hoje se encontra abandonado, esquecido, interrompido, causando-nos vergonha e humilhação? O que comemorar se o teu rio de proporções gigantescas, o Rio das Contas, hoje moribundo se encontra, e pede socorro dia - após - dia, mas não lhe dão ouvido e atenção? O que comemorar se o rio que tem o teu nome de forma carinhosa, o Rio Jequiezinho, também se encontra em estado de calamidade pública? O que comemorar se os teus grandes vultos históricos estão esquecidos em cada bairro, em cada praça, em cada rua e em cada esquina? O que comemorar se, nove entre dez jequieenses, escolhidos ao acaso, não sabem quem foi o italiano Vicente Grillo, o mineiro Lindolfo Rocha, José de Sá Bittencourt e tantos outros vultos que orgulham a tua história? O que comemorar se o teu Produto Interno Bruto (PIB) não é o que todos os jequieenses desejam? O que comemorar se o teu comércio é o mais caro da região e, com isso, muitos jequieenses se deslocam pra outras cidades para o exercício de compra de bens de consumo duráveis e não duráveis, deixando nelas significativas cotas de tributo, causando – te prejuízo na arrecadação de tributos? O que comemoraremos pelos teus 121 anos de luta e história, em 2018?

Professor Jorge Barros

Jorge Barros

Jorge Barros

Professor da UESB, poeta, ator e agitador cultural


Deixe um comentário:



Captcha


Sites de Jequié

Jequié, a cidade Sol do Brasil, Está a 365 km de Salvador, no sudoeste da Bahia, situada entre a caatinga e a zona da mata. Importante referência regional. Banhada pelo rio Jequiezinho e o Rio de Contas.

A cidade de Jequié conta com serviços de criação de sites e sistemas para internet, a Solmaster tem um nome consolidado, com vários serviços realizados que lhe imprime uma credibilidade referenciada.

Entre alguns clientes de Sites em Jequié destacamos:

Giro Regional de Notícias Regionais, Jequié.net, portal de conteúdo, Hora de Notícias, Cifra Católica, Palco Católico de cadastro de bandas e cantos para missa, Reporter Católico onde você ouve o evangelho do dia, Revista mais Bahia com informações relevantes de municípios de toda a